terça-feira, 11 de março de 2014

PRIPYAT - Ucrânia

PRIPYAT, UCRÂNIA: Fatos desconhecidos sobre a cidade fantasma mais famosa do mundo
Ainda na época da União Soviética, desastre nuclear de Chernobyl evacuou a cidade para sempre. Lugar parou no tempo

Pripyat, na Ucrânia, é a cidade fantasma mais conhecida do mundo. Tudo por conta do maior desastre nuclear da história. Na usina de Chernobyl, ano de 1986, o reator 4 explodiu e causou a morte de muitas pessoas. A maioria estava presente durante um teste. Os outros faleceram em decorrência da radiação. Já outras pessoas contraíram doenças e vivem com elas até hoje por conta da radiação.

27 anos depois, e o local é inabitável. Serve para roteiro turístico, inclusive a temida zona de exclusão, onde os níveis de radiação chegam a ser altíssimos. Pessoas podem ficar pouquíssimo tempo nessa zona. Estamos em 2014, mas Pripyat ainda está em 1986, e assim será para toda a eternidade.


Usina de Chernobyl: ao fundo, o "sarcófago" do reator 4, o que explodiu em 1986. Exército de operários passou seis meses construindo estrutura para cobrir o reator danificado e ninguém sobreviveu
Pode ser que o lugar nunca mais volte a ser habitado por seres humanos. O local já recebeu até gravações do filme "Chernobyl Diaries". Na minha opinião, achei o filme ridículo.

A cidade de Pripyat foi fundada nos anos 70, também para os trabalhadores da usina nuclear de Chernobyl, que fica a alguns metros dali. Os níveis de radiação baixaram, e o governo ucraniano resolveu abrir a área para visitação.

As cenas na cidade abandonada parecem de filme de terror, completamente fantasmagóricas. As construções ainda guardam lembranças da antiga União Soviética, que deixou de existir em 1991.

Perto da usina, o tempo máximo que se pode ficar é de apenas 15 minutos. O mais próximo que se pode chegar é 200 metros.

"A vista perigosa". Sarcófago do reator 4 da usina de Chernobyl
Isso aconteceu em 26 de abril de 1986, quando uma falha no resfriamento causou a explosão do reator. Essa explosão liberou 400 vezes mais contaminação do que a bomba de Hiroshima. O teto desabou e o material radioativo começou a ser lançado na atmosfera. A usina foi desativada só em dezembro de 2000.

Piscina de ginásio em Pripyat: depois e antes da explosão do reator 4 de Chernobyl
As imagens são completamente chocantes. A evacuação da cidade foi muito rápida, e deixaram praticamente tudo pra trás. Tudo está como naquele final de abril de 1986.

Máscaras contra gases no chão de escola de Pripyat
Roda Gigante do parque de diversões da cidade que parou no tempo
O mato toma conta da praça principal, e os edifícios que serviam de moradia para os trabalhadores da usina e suas famílias estão caindo aos pedaços. Na escola número 2 de Pripyat, o material escolar está espalhado por todos os cantos. 

Um dos prédios tem a foice e o martelo em destaque no topo, lembrando da época da União Soviética. 

Veículos abandonados de tropas Soviéticas no auxílio, resgate e combate ao incêndio do reator 4 da usina de Chernobyl.
Imagem marcante: desenho na parede de edifício com a usina ao fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário