sexta-feira, 14 de março de 2014

GAGRA - Geórgia

GAGRA, GEÓRGIA: As ruínas de um paradisíaco refúgio na URSS
Antigo refúgio no tempo da União Soviética, cidade da Geórgia chegou a ter 26 mil habitantes, em 1989

Localizada na costa nordeste do Mar Negro e da região de Abecásia, edificada nos sopés dos montes do Cáucaso, Gagra era um refúgio poular no tempo da extinta União Soviética. A população diminuiu significativamente. Em 1989, Gagra chegou a ter 26.636 habitantes, mas acabou reduzindo o número devido à expulsão massiva da etnia georgiana de Abecásia.

Antiga mansão em Gagra
Conhecida como a "riviera russa", ainda no tempo da URSS, Gagra se tornou uma cidade fantasma após uma sangrenta guerra, em que milhares foram assassinados brutalmente. Montanhas arbonizadas, praias maravilhosas, grandiosos prédios.

Praia em Gagra. "Riviera russa" se tornou cidade fantasma após guerra
É a cidade mais quente do Mar Negro e se estende por belas praias por milhas, milhas e mais milhas. No final dos anos 1800, o Príncipe Pedro de Oldenburg viu o potencial do clima subtropical e construiu Gagra como um resort no Mar Negro. Ele acrescentou um parque com árvores tropicais e chegou a importar papagaios e macacos, justamente para dar um toque exótico. No período da Segunda Guerra Mundial, a cidade serviu como refúgio para cuidar da saúde e reabilitação dos soldados soviéticos feridos em combate.

Quem se arriscaria a atravessar essa ponte?
Uma estação de trem está abandonada, e intocada desde o fim da União Soviética. Tinha até passeio de "bondinho" por lá, de lugar para lugar do resort. A guerra mudou Gagra completamente. De um lugar feliz para um lugar realmente fantasmagórico. Mais até do que uma cidade fantasma. Relatos, contos e boatos dizem que fantasmas aparecem por lá. A guerra eclodiu entre os anos de 1992 e 1993, pouco depois da extinção da URSS, em 1991. A cidade ficou devastada em ruínas e centenas de milhares de georgianos foram expulsos de suas casas. Muitos foram massacrados, e Gagra se tornou uma cidade fantasma.

Estação de trem que não funciona mais. Tudo permanece intocável desde o fim da União Soviética.
Teria coragem de visitar um lugar assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário