sexta-feira, 14 de março de 2014

FAMAGUSTA - Chipre

FAMAGUSTA, CHIPRE: Assim como Pripyat, cidade parou no tempo
Cidade ucraniana foi evacuada em 1986, por conta do acidente nuclear de Chernobyl. Já cidade cipriota foi desabitada em 1974, após invasão turca

Histórias sobre cidades fantasmas são sempre cheias de surpresas. Com Famagusta, no Chipre, não é nada diferente. Trata-se, na verdade, do bairro de Varosha, que, na década de 70, era um grande destino turístico a beira-mar. Contudo, em 1974, toda a população deixou a cidade em meio a invasão turca no país. A área foi completamente cercada, e tudo foi deixado como estava. Casas, lojas, refeições na mesa e até lâmpadas acesas. O bairro de Varosha congelou no tempo.

Cidade de Famagusta, no bairro de Varosha, no Chipre, deixou de ser habitada após invasão turca.
E a cidade ainda continua sob o controle das Forças Armadas da Turquia. Apenas os antigos moradores ainda possuem permissão (concedida pela ONU) para entrar na área.

Placa na "zona proibida" de Famagusta, ainda indicando controle das Forças Armadas da Turquia.
Algumas fotos impressionam, com refeições nas mesas, e muitas outras coisas, mostrando que a cidade foi rapidamente evacuada após a invasão dos turcos.

Garrafas de refrigerante ainda em cima de balcão em um bar da cidade
Lentamente, a cidade se transforma em ruínas. Famagusta é a principal cidade do distrito de mesmo nome, e sua maior parte está ocupada pelo exército turco desde 1974. As construções estão abandonadas há mais de 30 anos. Ainda tem como destaque uma Igreja veneziana, transformada em mesquita após a invasão dos turcos otomanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário